CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Quisto Sinovial

Na passada semana apareceu-me, no pé direito, um alto semelhante ao que se pode observar na figura abaixo. Não fiz nada de especial pois noutras vezes já me tinha aparecido algo semelhante na mesma zona, embora mais pequeno, mas no Domingo este tornou-se mais proeminente e doloroso. Deixei passar uns dias, a dor foi aliviando mas como o aspecto se mantinha resolvi consultar uns amigo fisioterapeuta que diagnosticou: QUISTO SINOVIAL.

Segundo me explicou é uma é uma espécie de dilatação patológica da membrana sinovial de um tendão que armazena líquido sinovial, um líquido lubrificante que permite um melhor deslizamento dos tendões, dentro de suas respectivas bainhas.

Este tipo de lesão pode ocorrer em vários locais do corpo mas é mais comum nas mãos, principalmente entre os motociclistas. A sua origem é idiopática, mas muitos fisioterapeutas relacionam a sua origem a partir de esforços repetitivos, que resulta numa degeneração do tecido fibroso.

No meu caso, o fisioterapeuta depois de mobilização consegui uma grande redução do alto. Imobilizou, de seguida, a zona através de ligadura funcional pedindo-me para reduzir na, medida do possível, a actividade física durante 3 semanas. Se até lá a redução não se mantiver teremos então que pensar numa pequena cirurgia.

Utilizando esta “desculpa” vou aproveitar a paragem obrigatória para proceder ao descanso anual das “corridas” tentando libertar as minhas energias em outro tipo de actividades.

No Domingo, serei fotografo...


Retirada de (http://www.zfootdoc.com/ganglion.htm em 7/5/2009)

13 comentários:

António Bento disse...

Amigo Carlos
deita lá esse quisto abaixo, pois o óleo para articulações está caro ...
As melhoras e um abraço.
Ab - Tartaruga

Nuno Cabeça disse...

Porra!

tira isso depressa... é feio...

bom descanso e recuperação
:)

Ricardo Matias disse...

Já ouvi (e vi) desculpas melhores!!!! Nem parece teu...vai mas é correr "ó malandro"!

Grande abraço e bom descanso/recuperação.

Maratona das Cataratas do Iguaçu disse...

Oi Carlos,

Bem... Desejo melhoras,
afinal de contas tem que tratar
isso daí.

Aproveita e Add o nosso msn:
meiamaratonadascataratas@hotmail.com

Fernando Andrade. disse...

Olá Carlos

Por distracção minha ainda não tinha adicionado "o muro da GAFE" pelo que só agora vejo o que tenho estado a perder. Excelente blogue, que vou passar a seguir com frequência.
Espero que esse quisto sinovial não seja nada de preocupante e que esta pausa seja seguida de genica e livre de lesões.
Ah... e obrigado pelas felicitações sobre o prémio conquistado (logo eu que não estou habituado a outros prémios que não sejam a satisfação de chegar bem).
Grande abraço.
FA

Anónimo disse...

Como está a ser a recuperação?
Um abraço
PO

Elvis disse...

Pois é, aquela frase de um antigo colega, "estou tudo cheio de quistos e macelas" era certa!. Eu tive um igual quando era jogador de basquet, embora era asintomático.
Sorte para a recuperação Presi (acredito que será breve, até porque o líquido sinovial é apenas um sintoma de que algo não corre bem na bainha ou na articulação, não é propiamente o problema).
Entretanto eu, continuo por cá com a minha contratura nos IQTs, a qual não me deixa treinar como quero, embora já pus mãos a obra para procurar outras soluções:
a) Recuperei a minha bicicleta de estrada.
b) Tirei o pó dos patins, e ontem já fiz 10 km no paseio maritimo de Oeiras.
Se alguem se quiser juntar a estas novas prácticas deslizantes, sem impacto e aeróbias será vem vindo pois já sabem que treinar em solitario é menos divertido e por vezes chato.
Por outro lado, já há tempo que não escuto noticias de jantares. Como é? No dia 24 volto para os EEUU e regresso no 28 de Julho, será que a malta consegue juntar-se para petiscar alguma coisa? Desta vez não consigo preparar o jantar para a toda malta, excepto que queiram apenas tortilhas e uma mousse de limão.....
Bons treinos a todos

maria da graça delgado disse...

por acaso descobri este blog e o assunto me interessou pois descobri que tenho um cisto sinovial atraz do joelho , o que me causa dores e um inchaço, a minha médica me mandou para o hospital francisco xavier para operar!!!!!!!!!! gostava de saber se a recuperação é longa ou faz-se depressa obrigada e os desejo de boas melhoras maria da graça

Bia disse...

Como está o seu quisto agora ?
Apareceu-me um precisamente igual ao seu, no mesmo sítio, depois de exames e consultas falaram-me na cirurgia. Como fiquei preocupada com uma epidural para retirar comecei a fazer tratamento homeopático e esperar para ver o que acontece.

Anónimo disse...

eu tenho e sofro deste problema ja alguns anos, inclusive ja fui operada na mao esq, mas voltou a nascer!!
tenho nos punhos, nos cotovelos, nos joelhos e como no seu caso no pé!!
aconselhe-se bem com seu medico, pois existe o risco de voltarem!!
as melhoras

ps: bom blog

Gil Vieira disse...

ola chamo-me gil Vieira, tenho algo semelhante no pé direito e magoeime jogando futebol e isto aumentou, é nessessário uma cirugia? Poderia me mandar mensagem para science1234590@gmail.com
agradecia sua resposta estou de veras preocupado.

Unknown disse...

To com isso no pé, e n sei o q fazer, me responda rápido obg: se vc puder dizer o q ele recomendou vc a fazer já agradeceria, pq nessa quarentena tá foda sair

Anónimo disse...

para de falar mal do cisto velho...... s quem tem sabe entende
essa foto paree meu pe ai meu deus sofro
ninguem gpsts de mim n posso sair em publico cim me á amostresa pfv me ajudem

ppaguem munha cirurgia