CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mais um desafio

Faz, no dia 11 de Junho 12 anos que recomecei a correr. A historia do como e porquê já aqui foi contada há uns anos atrás  (http://goo.gl/HHaFRBl), mas de forma resumida posso dizer-vos que foram fundamentalmente razões de saúde mental e física que me impeliram a fazer este investimento. 

(Corrida TSF Runners 2013)

Sempre desde pequeno fui uma pessoa com apetência para as actividades desportivas e por isso de uma forma ou de outra correr esteve sempre presente. Lembro-me muito bem antes e durante a minha licenciatura de correr. De forma esporádica acompanhado ou sozinho. Na altura o único acompanhante tecnológico que tinha era um fantástico relógio digital que o meu pai me tinha dado pelos anos. Quantos KM fazia? A que velocidade? A que frequência cardíaca (a que pulsação – era como dizíamos na altura)? Não faço a minimia ideia… só me lembro que quando terminava determinávamos a nossa frequência cardíaca (por fracções de contagem de 15s) e qual era a recuperação 1 e 5 minutos após o esforço, assim avaliávamos, grosso modo, a nossa forma física.

Mas nos períodos, acima descritos, a corrida não ficou na minha prática regular. As razões? Sei lá. São tantas. Outras motivações: desportos, casamento, filha, trabalho, falta de tecnologia, não fazer nada e mais um sem número de razões que na altura me pareciam plausíveis e na verdade atractoras para engrossar a trupe que adoram “l'arte di non fare niente”.

Descobri que para mim é difícil correr, só por correr. É muito importante ter sempre objectivos (cenouras) que obriguem a continuar e que me desafiem um pouco mais. Uma das cenouras mais importantes é competir. Desde que eu fiz, nesta série de actividades, a minha primeira corrida (Corrida do Tejo 11,2km no dia 13/10/2002 em 1:02:57) fiz 109 provas entre elas fiz 19 maratonas. Todas estas 109 provas tiveram um pequeno desafio. Conseguir a distância, melhorar o tempo, acompanhar um amigo ou só viver uma nova experiência. Todos foram desafios que me levam sempre a querer fazer a próxima prova.

As maratonas têm sido o desafio mais sério, pois obriga-me a treinar segundo um plano, que elaboro antecipadamente e que tento, dentro de um determinado limite, seguir de forma o mais escrupuloso possível. Mas na verdade há cerca de dois anos que não consigo seguir um plano de treino. Os planos tenho os feitos, mas segui-los… não tem sido possível. Lesões ou falta de motivação têm feito guerrilha às minhas motivações.

Acho que chegou novamente a altura de eu seguir um plano de treino de forma rigorosa para que consiga completar mais uma maratona (a vigésima) e se possível entre as 3h30 e as 3h40. O plano já está elaborado e pode aqui ser consultado:

A prova será a Maratona de Lisboa no dia 5 de Outubro de 2014.

CONTO CONVOSCO!


1 comentários:

Filipa Ferreira disse...

É assim mesmo professor! A resiliência faz com que se continue e com que acabe por conseguir!!!