CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 21 de junho de 2009

O Calor e hidratação

Hoje antes de escrever estas linhas estive a ler alguns blogues que já há muito não lia. O elo comum entre a maioria deles é as altas temperaturas que nos últimos dias têm assolado o nosso território.
Também no nosso grupo o medo de apanharmos muito calor fez com que treino dominical fosse marcado para as 7:30. Saída do EN em direcção a Belém e regresso.

Percurso

Planeamos que o treino teria cerca de 90 minutos. Mas quando chegamos perto da cordoaria nacional (ponto de abastecimento) resolvemos voltar para trás pois o calor era muito, e estava a tornar-se insuportável continuarmos com aquele calor. A temperatura não era alta (26C) mas como não corria qualquer ponta de vento a sensação de calor aumentava.

temperatura durante o treino

O que nos valeu foi o Luís ter levado as suas garrafas com água, o que nos permitiu ir hidratando regularmente, pois no percurso que fizemos existem unicamente dois bebedouros públicos que por sinal estão avariados.
Relativamente aos bebedouros públicos existe alguma falta de cuidado da autarquia Lisboeta que se por um lado incentiva a pratica da actividade física e por outro tem uma baixa preocupação num factor de grande importância para a saúde de todos nós.
Relativamente à importância da hidratação podemos encontrar alguns estudos no site do American College of Sports Medicine que nos relembram quais os cuidados que devemos ter preincipalmente neste dias de altas temperaturas: beber pelo menos dois copos de 230 ml de água no espaço de duas horas antes de correr; bebert de 150 a 350 ml de água a cada 15 ou 20 minutos de actividade física; e após terminar a corrida, e então ingerir mais 2 ou 3 copos de água ou isotónico enquanto estivermos em recuperação do treino.

Não se esqueçam... treinem mas não se esqueçam de se hidratarem convenientemente.


0 comentários: