CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 19 de outubro de 2008

Berlin by Luís Nunes

Decidimos participar na Maratona Berlim na semana de recuperação da Maratona de Londres. Esperava que para Berlim me pudesse preparar melhor, isto é sem lesões.

Após Londres estive parado diversas semanas, para tentar recuperar das diversas mazelas da Maratona e da preparação.

A preparação:

Recomecei lento em relva e em meados de Julho iniciei a preparação para Berlim. Nas férias (3 semanas), no Pacífico (Filipinas, Micronésia e Palau) tive imensa dificuldade de treinar por causa da elevadíssima humidade. O treino a sério começou após o regresso das férias, sendo que apenas faltavam 6 semanas.

Coloquei alguma intensidade e em cada treino terminava como se tivesse acabado uma maratona. No 1º longão (32Km´s), senti imensas dificuldades e apenas consegui fazer 27Kms. No 2º longão (35 Kms), acompanhei o Carlos Ferreira e senti-me bastante melhor apesar de o treino ter sido bastante lento.

Os Objectivos:

Dado o atraso no arranque da preparação os objectivos não poderiam ser muito ambiciosos, sendo que defini que iria a Berlim fazer um longão e que o ataque ao record pessoal e ao Boston Time ficaria para a Maratona do Porto. Entretanto, ao longo da prova os objectivos foram evoluindo.

A Prova:

Berlim, é uma cidade fantástica para fazer a Maratona, pois é completamente plana (ou como diz o PT só tem descidas:-)) e o dia estava fantástico com céu limpo e a temperatura ideal. Decidi acompanhar o Carlos Ferreira e ajudá-lo a fazer a sua melhor marca pessoal (o objectivo do Carlos era 3:25).

Atrasamo-nos a chegar ao local da Maratona e na confusão acabámos por partir do bloco A (para os atletas + rápidos).

Com a pressão das ultrapassagens, fizemos os 1ºs Km´s acima do ritmo definido. Passámos aos 5 Kms com 23:14 e fizemos os seguintes em 23:44. Por volta dos 13Kms, fomos ultrapassados pelo balão que marcava o ritmo para as 3h15, sendo que tive uma enorme tentação de o acompanhar, mas achei que não teria pernas.

À Meia-Maratona, onde passámos em 1:40:02, sentia-me muito bem e arranquei e apesar do atraso decidi tentar Boston Time (3h15). Aumentei ligeiramente o ritmo para 4:35 e mantive-o até cerca dos 30Kms. Com o passar dos Kms ia-me sentido muito bem e continuei a aumentar o ritmo. Entre os 35 e os 40 Kms fiz 21:17 (4:15/km), sentia-me muito leve e não senti o muro. Nesta fase, ultrapassei milhares de aletas que iam em sofrimento. Aos 40Ks, percebi que estava claramente dentro de Boston Time e que se ainda aumentasse o ritmo, conseguiria bater o record pessoal – quem diria.

Fiz os últmos Kms a 4:00/Km e terminei a Maratona em 3:13:15, que é Boston Time e record pessoal (por 23 segundos). Fiz a 2ª Meia-Maratona em 1:33:13 (4:25/Km) e pela 1ª vez consegui não quebrar na 2ª metade.

Senti-me muito bem durante toda a prova e com os Kms fui adaptando os objectivos.

Parabéns ao Carlos e ao Pedro pelas performances espectaculares. Qual será a nossa próxima Maratona?

0 comentários: